Skip to content

Para Roma, com amor

24 de junho de 2015

Não é segredo para ninguém que Roma é meu lugar favorito no mundo, então não foi lá muita surpresa quando decidi voltar nas férias deste ano. Era minha quarta vez na cidade, e a emoção de chegar era igual – se não maior – do que na primeira vez em que lá estive. Baby, I am back in town! 

O voo chegou bem cedo e, no hotel, o quarto não estava liberado. O jeito foi largar as malas lá e sair para dizer “oi” para minhas amadas ruas alaranjadas. A temperatura ainda estava amena, e a cidade não tinha acordado direito, então pude ter as ruas quase que só para mim, algo raro num lugar sempre tomado por multidões. O gostoso de voltar a um lugar é a sensação de reencontro, de familiaridade, de estar em casa. Não há obrigação de nada, apenas o prazer de rever seus recantos preferidos e a oportunidade de experimentar coisas novas. Há menos fotos (tá, não tão menos assim, rs) e mais sorrisos de reconhecimento ao se dar conta de que você já esteve naquela rua, naquela esquina, naquele restaurante.

Saí da Fontana di Trevi (em reforma, sem água, #chatiada), vizinha ao meu hotel, e desci até o Panteão. Elegi esse pedacinho da cidade o meu favorito para “la passeggiata”, e repeti o caminho muitas vezes nos dias seguintes. Céu azul contrastando com o laranja das paredes, um presente de boas-vindas para esta polaca nascida no Brasil com coração italiano. ❤️💚

A praça do Panteão ainda estava vazia, assim como este templo antigo, hoje transformado em igreja. A construção é impressionante, com o sol que entra pela cúpula dando ao local uma luz única. Fiquei lá tranqüila, aproveitando o raro silêncio para admirar toda aquela beleza e fazer minhas orações.

Dali, segui para a Piazza Navona, linda e ainda com poucos turistas. Pude ter a Fonte dos Quatro Rios quase só para mim, e ver os primeiros artistas exibindo suas gravuras. Voltei outro dia para curtir a praça fervilhando de gente e ver a vida passar tomando um spritz em uma mesa na calçada, uma das coisas que mais gosto de fazer por lá. Salute!

Muitos passos depois, bateu o cansaço, e a fome também. Voltei para a praça do Panteão, a essa altura já tomada pelo povo, e escolhi um restaurante para o primeiro almoço em terras italianas. Vinho branco, prosciuto e melão (com aquele calor, escolha perfeita) e aquela vista linda como cereja do bolo: sim, eu estava de volta. Antes que eu me esqueça, obrigada Deus. 🙏

E assim foram meus dias em Roma. Muita andança, muito céu azul e ruas alaranjadas, muito calor, muita felicidade, muita comilança, muita gratidão. 

Vaticano, Castelo de Santo Ângelo, Coliseu, Fórum, Piazza Spagna, Piazza del Popolo, Trastevere,  incontáveis igrejas, algumas lojas, Musei Capitolini, Campo de Fiori, muitas refeições (pasta ou pizza, oh dúvida cruel) regadas a vinho (sempre em mesa na calçada, per favore!), gelato de sobremesa religiosamente (normale!), o idioma italiano como música para os ouvidos, o exercício do dolce far niente levado a sério, o charme dos italianos. Músicos de rua em todas as praças, uma mistura deliciosa: violino, harpa, violão, acordeom, música clássica, tango, Beatles, canções italianas. O grupo de hare krishnas percorrendo as ruas com seus mantras e energia boa. 

Uma cidade sempre em movimento, que inspira vida, prazer, alegria. Sons, cores, cheiros, sabores, um banquete para os sentidos. Meu lugar favorito no mundo. Roma, Io te voglio tanto bene. Grazie mille e até a próxima! 😉

   
                                   

From → Proseando, Viajando

One Comment
  1. Parabéns Zeila!
    Teus textos me fazem viajar!!
    Já adoro Roma sem nunca ter estado lá.
    😉😘

Deixe um comentário

