Skip to content

Desatando os nós

27 de maio de 2015

A vida andava assim, digamos, um tanto tensa, e resolvi marcar uma massagem para relaxar um pouco. Liguei para minha massagista, marquei um horário e lá fui eu. Como fazia tempo que não aparecia, já sabia o que me esperava antes do relaxamento que buscava: dor.
E doeu. Doeu muito para desfazer os tantos nós que eu vinha colecionando. Paguei os pecados. O corpo fala, e o meu estava gritando “vê se dá próxima vez não demora tanto para pedir ajuda”. Partes de um todo, cada parte trabalhada refletia em outra. Estica, puxa, estala, respira, expira, não pira. Vai doer, mas depois passa, e vai curar. Minha massagista me virou do avesso e, no final, estava me sentindo leve, muito leve. Naquela noite, dormi bem como há muito não dormia. A dor foi apenas um meio para atingir um fim.

Assim é também com os nós da alma — nossos medos, mágoas, traumas, dúvidas, culpas. A vida vai acontecendo e, quando vemos, lá estamos nós, tensos e doloridos, evitando mexer “no que está quieto” porque sabemos que desfazer os tais nós vai doer. Vamos tocando o barco, de certa forma confortáveis no desconforto, até que um dia alguma gota faz nosso copo transbordar.
A alma percebe que a dor de desfazer os nós é menor do que deixa-los ali, tirando o brilho e anestesiando a vida. A alma percebe que a dor de desfazer os nós significa estar vivo. 

A dor transborda e a alma chora, porque desfazer os nós implica em abrir portas e gavetas há muito trancadas, e abrir mão do que não serve mais para abrir espaço para o que está por vir, ainda que o futuro seja incerto. A vontade é maior que o medo, e a alma segue em frente apesar da dor, porque sabe que vale a pena. Depois de enfrentar o caos e desafazer os nós, a alma estará pronta para dançar dentro do corpo, leve e plena, transbordando de novo, mas desta vez de felicidade.

Trilha: Keane, Everybody’s Changing

Imagem: reprodução Pinterest 

From → Proseando

Deixe um comentário

Deixe um comentário

