Skip to content

Teve Copa

13 de julho de 2014

Acabou. Fim de festa. Alemanha campeã, Argentina vice. Holanda em terceiro, Brasil em quarto. Não é nem de longe o final feliz que a gente esperava, mas ainda assim foi uma grande Copa. Os alemães mais baianos do mundo fizeram um grande campeonato, dentro e fora de campo, e mereceram levantar a taça. O Maracanã viveu um dia lindo, abençoado pelo Cristo Redentor.

Teve Copa. As previsões apocalípticas não se confirmaram. Aeroportos funcionaram, estádios ficaram prontos, os turistas foram bem tratados, o mundo esteve aqui e gostou do que viu. Certamente nem tudo foi perfeito, mas aposto que nas outras copas, nos outros países, também foi assim. Toda moeda tem dois lados. Vacilei e acabei não indo aos estádios, mas muitos amigos foram e viveram uma experiência super especial. Respeito, minha gente, por favor. O Brasil fez uma bela festa, e mostrou que vira-latas é o caramba. Tem muita gente corrupta e desonesta por aqui, mas a maioria é gente séria, honesta e trabalhadora. Eu sou. Minha família é, meus amigos também.

Acabou. A maior festa do futebol, o esporte que a tantos apaixona, acabou. Agora, a vida segue. Os campeonatos nacionais e regionais também. Os problemas políticos? Estes já existiram e ficam com a gente mesmo depois que o último gringo deixar o país. Estes, não se resolvem em campo, e não teriam sido resolvidos se a Copa tivesse acontecido em Berlim, Hong Kong ou em Marte. Estes, a gente só vai conseguir resolver nas urnas.

Acabou. As top trends das redes sociais terão de encontrar outra inspiração. Quanta coisa divertida, criativa e emocionante a gente viu por aqui. Outras um tanto assustadoras também. Deus nos proteja de toda a forma de intolerância. Em um país democrático, exercitamos o direito sagrado de discordar com respeito. Educação não se aprende só na escola. Ela vem de casa. Ou não.

Acabou. O sonho do hexa acabou. Para os jogadores, para mim, e para outros tantos apaixonados por futebol e que torcem pela seleção que defende a bandeira do seu país. Foi de um jeito inesperado e inexplicável, que me deixou muito triste. Muito mesmo. Fiquei triste por mim e pelos jogadores pelos quais tanto torci e por quem “peguei amor”. É sempre assim comigo na Copa.

Doeu ver os jogadores passando por uma situação daquelas. Os nossos, assim como os de todas as seleções, no fundo são apenas meninos jogando bola no quintal e querendo ganhar o jogo. Basta ver a alegria dos que ganham e a tristeza dos que perdem. Um sonho grande, uma grande responsabilidade e uma grande decepção. Não entendo um amor virar ódio desse jeito. Enquanto o time ganhava (aos trancos e barrancos, sem jogar um grande futebol desde o começo), todo mundo celebrava. A supremacia alemã em campo expôs nossas fraquezas e nossos menino perderam feio. Com isso, viraram mercenários odiados. Sim, eles ganham muito bem. Bom para eles, que são profissionais de alta performance em um ramo de atividade que paga muito bem aos que estão no topo da pirâmide. Mas é assim também nas corporações, ou não?

Depois daquela derrota épica, muita coisa se disse. Muita raiva, mágoa, decepção. Eu fiquei arrasada, e fico triste de novo só de lembrar. O lado bom foi ter recebido tantas demonstrações de carinho e respeito…vindas de gringos. Às vezes (muitas vezes), somos nós mesmos os nossos piores algozes. A Alemanha jogou muito, e mereceu ganhar. O Brasil jogou nada, e mereceu perder. Dói sim, dói 70 vezes 7, mas é preciso saber perder, tanto dentro quanto fora de campo. Muitas lições podem ser aprendidas daqui para frente.

Acabou. Teve Copa. Uma grande Copa. Jogos emocionantes, surpresas, confraternização das torcidas, grandes lances. Choro de alegria e de tristeza. Explosão de emoções. O futebol é mesmo um esporte apaixonante. Muitos estrangeiros voltam para casa com uma nova palavra no vocabulário: saudade.

O hexa não veio agora, mas outras copas virão. Vida que segue. Continuo sendo brasileira, com muito orgulho, com muito amor. 💚💛💚💛💚

Anúncios

From → Proseando

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: