Skip to content

Força interior

23 de junho de 2014

Sempre que posso, assisto o começo dos jogos da Copa. Acho emocionante ver os jogadores entrando juntos e cantando o hino, entrando no espírito da “pátria de chuteiras”.

Mas, mais do que tudo, gosto de observar os jogadores naqueles momentos que antecedem o apito inicial. Gosto de ver como cada um “sintoniza” sua força interior para enfrentar a luta dentro de campo.

Alguns murmuram orações. Há quem feche os olhos, e há quem olhe para o céu, braços levantados. Alguns fecham a cara, concentração máxima estampada no olhar. Outros tocam a grama como que para se conectar com o campo de batalha. Há também quem beije a tatuagem ou a aliança, e também existe quem busque apoio em um colega, buscando um abraço e um olhar que diga “você consegue”.

Assim é com os jogadores no campo, assim é conosco na vida. Cada um tem seu jeito de buscar força interna para os desafios da vida. Cada um vai descobrindo como conseguir calma e energia para manter a bola em jogo. Mesmo em meio ao caos, ao medo, pressão ou incerteza, é preciso descobrir como “ligar esse botão” e não se perder em meio a emoções desencontradas. É o famoso “respira, inspira, não pira”.

Como? Assim como os jogadores, cada um tem seu jeito, seja rezando para seu Deus, seja meditando, cantando, ficando quieto ou fazendo barulho, sozinho ou buscando força em outra pessoa que potencialize seu melhor eu. Eu peço ajuda divina, porque a fé não costuma falhar.

Gosto muito do que o Buffon, goleiro da Itália, disse sobre o jeito como o time deve se portar amanhã, no jogo “de vida ou morte” contra o Uruguai. Ele disse que a Azurra deve jogar com “cuore caldo e mente fredda“. Coração quente e cabeça fria me parece um bom jeito de enfrentar os jogos decisivos. E uma boa prece para aquelas horas em que se precisa, mais do que nunca, de sua força interior para enfrentar a vida.

Anúncios

From → Proseando

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: