Skip to content

Très chic

24 de maio de 2014

Que Paris é linda, ninguém discute. O charme e elegância das francesas, também não. Elas dominam como ninguém a arte de “flâner“, flanar pelas ruas da cidade muito senhoras de si.

Esse charme todo é “objeto de estudo” faz tempo. Afinal, quais são os segredos delas? Será que tem como “aprender” o estilo à francesa?

Bom, tentar não custa, né? Li dois livros sobre o tema e confesso que algumas dicas fazem um baita sentido. Nada complexo, não. Claro que não dá para ser igual porque falta aquele cenário para ajudar, mas bem dá para aplicar algumas coisas na prática. Eu pelo menos estou tentando, rs. 😉

O primeiro livro eu devorei ano passado, antes da viagem para Paris, porque queria entrar no clima da cidade luz: “A Parisiense“. Além das dicas de estilo, tem muita informação sobre lugares bacanas para fazer compras, passear, comer etc. O livro é lindo e bem gostoso de ler. O que mais gostei foi o capítulo sobre o modo de se vestir das parisienses. Acho lindo o jeito como elas misturam peças clássicas com bom gosto e charme. O livro explica ” tintim por tintim” quais são as peças curingas e como usá-las. Resolvi comprar minha amada jaqueta depois de ler o livro e não me arrependi. Inclusive, levei ela para passear em Paris e fomos bem felizes juntas.

O outro livro eu acabei agorinha e chama “Mulheres Francesas não Dormem Sozinhas“. É preciso aprender com quem sabe, né? 😊

O livro “desvenda” o joie de vivre dessas mulheres poderosas. Ao final de cada capítulo, um box de resumo chamado “Lições de Francês”, ao melhor estilo #ficaadica.

A mulher francesa seduz todos a sua volta, não apenas os homens. Eles? Bem, eles virão como consequência natural. A francesa gosta de cozinhar (aqui ficou difícil para mim, confesso) e sabe aproveitar o prazer da boa mesa (cama, mesa, banho…).

A francesa se sente bem consigo mesmo, cuida do corpo e do intelecto com o mesmo carinho. Cremes, perfume, maquiagem, lingerie (sempre combinando, oui!) para o primeiro. Cultura, arte, gente inteligente por perto para o segundo.

Ela sabe ser sexi sem ser vulgar. Usa a moda a seu favor, sem ser escrava. Está sempre arrumada, para si, para os homens e para o mundo. Sabe apreciar bons vinhos e bons papos. É natural, gosta de caminhar…ou seria desfilar?

A francesa sabe que ser inteligente é sedutor, assim como um belo vestido preto com salto alto. Ela ama seu corpo e mente. Não guarda as coisas “boas”, seja lingerie ou prataria, para “dias especiais”. Ela valoriza a diferença e não tem vergonha de ser mulher, cultivando sua feminilidade. É autoconfiante e, em sabendo se amar, sabe como amar seu homem.

Ah, sim. Toda francesa tem seu jardim secreto (Le Jardim Secret), seu refúgio para aqueles momentos em que precisa buscar sua essência, sua força, seus recursos interiores. Pode ser um lugar, uma lembrança, uma fantasia…algo que seja só dela. Afinal, uma pitada de mistério tem lá seu encanto.

Para fechar um post, deixo uma das lições de francês na íntegra, a quem interessar possa.

“Quer haja um homem em sua vida ou não, comece a vivê-la como se a paixão estivesse ao dobrar de uma esquina. Limpe sua casa, mantenha velas aromáticas à mão, champanhe na geladeira e sempre use lingerie bonita. Oh, e depile as pernas!”

Espertas essas francesas, não? Au revoir!

Anúncios

From → Proseando

2 Comentários
  1. Célia permalink

    É isso!! O resumo disso tudo se chama autoestima (em algumas circunstâncias, preciso confessar, acho-as até um pouco “over” nesse assunto mas, dizia minha avó que presunção e água benta cada um tem na dose que deseja..rs). Amei o último parágrafo: that’s it, that’s all!!! bjs, adorei o texto. Mas sigo amando mais Londres que Paris…rsrss

    • Perfeita a escolha da palavra para resumir o espírito das francesas, Célia. Autoestima, elas têm de sobra. Beijo, lady chic!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: