Skip to content

O destino dos sonhos

18 de maio de 2014

Todo mundo tem seu “destino dos sonhos”, aquela cidade/país que sonha conhecer. O meu sempre foi Roma. Sempre fui fascinada por sua história de conquistas e glórias, e conhecer a cidade eterna era um sonho daqueles gigantes.

Em 2011, os astros me deram de presente de aniversário minha primeira viagem para Roma (essa história é verídica, mas meio longa, então conto outro dia). Não queria saber de ir para outro lugar, só queria conhecer bem a cidade que habitava meus sonhos há tanto tempo. Quando li “Comer, Rezar, Amar”, a vontade ficou ainda maior porque a autora descreveu a “minha” cidade com uma riqueza de detalhes tão maravilhosa que foi como se eu tivesse ido para lá por meio do livro (fazer a gente viajar sem sair do sofá sempre foi um dos super poderes dos livros, não é?).

Quando botei meus pés lá, o amor platônico virou realidade. As ruazinhas alaranjadas de Roma me receberam com aquele caos alegre tão próprio da cidade. Joguei minhas moedas na Fontana di Trevi e já voltei duas vezes…more to come, com certeza. 😉

Viajar é preciso, e minhas andanças me levaram para a Toscana (muito amor por Firenze e as pequenas e charmosas cidades de pedra ao longo do caminho), Veneza, Milão e Verona.

A cada viagem, fui entendendo que meu caso de amor não é com Roma, mas com a Itália toda. Cada região tem um charme próprio, cada cidade é um tesouro. Eu, uma polaca nascida no Brasil, me identifico muito com a cultura da Itália, sua história, a comida deliciosa, os vinhos perfeitos, o gelato, o idioma musical, o povo elegante, os homens sedutores. Por que? Não sei, só sei que foi assim…😉

Talvez seja história de outras vidas, talvez eu tenha uma alma italiana que quer voltar para casa, talvez seja apenas questão de identificação com o estilo de vida dia italianos (la dolce vita) e com o tanto de lindeza que tem por lá. Vai saber? Amor não se explica, apenas se sente. ❤️

Uma coisa é certa, não estou sozinha neste barco. O mundo está cheio de gente que morre (e vive) de amores pela Itália. Neste mundo dos blogs/sites, tem muitos fãs desta terra fascinante contando suas experiências. Gosto bastante destes abaixo, sempre cheios de histórias bacanas, dicas úteis e fotos deslumbrantes. Mas já aviso que você corre o risco de querer ir para o aeroporto hoje como se não houvesse amanhã. Depois não diga que não avisei…

http://delightfullyitaly.com/

http://tuscany-travel.blogspot.com.es

http://www.venice-italy-veneto.com

http://www.turismo.intoscana.it

Também não faltam livros contando histórias de pessoas (neste caso, mulheres) que se renderam aos encantos da bella Itália. A Elizabeth Gilbert escreveu meu muito amado “Eat, Pray, Love“, que acabou virando filme com a Julia Roberts. Ela passou os quatro primeiros meses da viagem em Roma, depois de passar por duas separações doloridas, porque queria recuperar o prazer pela vida em um lugar onde pudesse se maravilhar com algo novamente. No caso, com a comida e o idioma. Ela saiu de lá mais “gordinha”, e bem mais feliz.

Frances Mayes também foi curar um caso de coração partido na Itália. No caso, na Toscana. Acabou comprando uma casa por lá, onde reconstruiu a casa e a vida. A história virou um filme (Sob o Sol da Toscana) e é bem inspiradora. Cortona está na minha wish list por conta do filme, sem contar Positano (a terra do Marcello, rs).

Marlena de Blasi estava passeando por Veneza e lá conheceu, e se apaixonou, por um italiano que mudou sua vida, e seu endereço. Ela se mudou dos EUA para Veneza. De lá, foram para Toscana, e de lá para a Úmbria. As aventuras saborosas (incluindo receitas das delícias que ela provou e aprendeu preparar por lá) são contadas em quatro livros: “Mil Dias em Veneza”, “Mil Dias na Toscana”, “A Doce Vida na Úmbria” e “Antonia e suas Filhas”. O texto dela é de uma sensibilidade ímpar, e foi seu primeiro livro que me fez querer conhecer Veneza e o mercado Rialto.

Dia desses, descobri uma mulher chamada Judy Witts Francini, que “armou acampamento” em Florença e que tem entre as atribuições: professora de culinária (toscana, claro), escritora de livros sobre alimentos e “italian life coach“, algo como “coaching de vida italiana”. Duas coisas a dizer sobre isso: 1) quero fazer coaching com ela e 2) é isso que eu quero ser quando crescer. 😊

E você? Qual é o seu destino dos sonhos? Londres, Paris, Praga, Shangai, Bonito, Buenos Aires, Curitiba, Atenas, Salvador, Moscou, Barcelona, Santiago, Dubai? Qual é o lugar que faz seu coração bater mais forte?

From → Proseando, Viajando

4 Comentários
  1. Ubirajara permalink

    A Itália é realmente incrível…. Apesar de não ter gostado muito de Gênova, Veneza é fantástica sim e quero ainda conhecer outros lados…. Além da Itália, Croácia também vale demais ser visitada… Rovinj, Rijeka, Zadar, Split, Hvar, Dubrovnik…. e muito mais!!!!

  2. The world is that place… people are the place… the people that I can chat to about their lives… see their lives… see their work… learn their languages…learn about their values… people and places to me go together.

Deixe um comentário

