Skip to content

Turista acidental

10 de abril de 2014

Eu moro na área rural de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A colônia onde vivo tem o original nome de Inhaíva e não, não sei o significado (infelizmente). 😳

Desde que me entendo por gente, toda vez que precisamos ir ao centro da cidade, dizemos que temos de ir para São José (como se aqui também não fosse, rs). Como estou de férias, estou tendo tempo de fazer alguns passeios com calma na cidade, fora do circuito corrido shopping/restaurante/supermercado.

Hoje, levei minha mãe comigo. Fomos à missa na igreja matriz (cujo padroeiro, claro, é São José), bem antiga e bonita. Na hora da oração do Pai Nosso, que se reza com os braços erguidos, um homem elevou os braços bem alto (não da maneira comedida como a maioria de nós fez), num gesto muito bonito de entrega e fé. Gestos simples que dizem muito.

Depois, fomos dar um volta no calçadão da rua XV (sim, também temos uma), parando aqui e ali para olhar vitrines sem compromisso.

Quando a fome apertou, decidimos ver se uma antiga lanchonete ainda existia. Minha mãe lembrou que costumávamos estacionar a camioneta velhinha ali perto quando íamos para São José fazer compra do mês.

Para nossa alegria, a Pastelaria do Tio Pedro está lá, firme e forte e com instalações ampliadas, rs. O atendimento é super simpático, e a coxinha estava dos deuses (almoçar coxinha com Coca-Cola? Nas férias, poooode, rs). Notei um cliente, com uma filha adolescente, tirando muitas fotos com o dono e os funcionários de lá. Ouvi um pedacinho da conversa, e ele perguntava para o Tio Pedro se ele lembrava quando ele vinha com a filha bem pequena ali. Bom serviço e boa comida fidelizam, minha gente.

Batemos mais um pouco de perna, resolvi o que tinha de resolver, passamos no mercado comprar algumas gordices e voltamos para a colônia Inhaíva. Coisa boa ter tempo, história, lembranças. Coisa boa viver.

From → Proseando

Deixe um comentário

Deixe um comentário

