Skip to content

Diferentes perspectivas

9 de março de 2014

No último feriado, assisti a dois filmes como parte do pacote “preguiça”. Curiosamente, ambos produções hispânicas. Biutiful tem como cenário Barcelona, enquanto Elsa y Fred foi rodado em Madri.

As coincidências vão além do (belo) idioma e das locações. Ambos contam histórias de pessoas doentes que sabem que tem pouco tempo de vida. Em ambos os casos, pessoas amadas que ficarão para trás.

Aqui damos um ponto final às semelhanças. Cada filme conta a história de um jeito absolutamente diferente.

Biutiful é um dos filmes mais opressivos, tristes e pesados que já vi na vida. Queria não ter visto. Tão triste que bem chorar eu consegui, de tão perplexa que fiquei. Javier Barden manda bem, como sempre, mas o filme é muito barra pesada. Sem esperança, sem redenção, sem anestesia.

Já Elsa y Fred é um daqueles filmes tão lindos que te fazem chorar em meio a sorrisos. A certeza da morte está ali, mas isso não impede a vida de ser vivida intensamente, e de forma leve e bem humorada. O final, em Roma, é poesia pura.

Se os dois filmes fossem ferimentos, o primeiro seria uma fratura exposta, com sangue jorrando, tão feio que te deixa em estado se choque. O segundo seria algo mais sutil, daquelas fraturas que só se descobrem com raio X. Dói igual, mas não te assusta tanto, e você até se permite chorar porque, afinal, está doendo lá dentro de você.

Dois filmes, um tema, duas perspectivas. Há vários jeitos de se contar uma história, várias maneiras de se dizer uma coisa. Algo como “não é o que você diz, mas como você diz”. Gentileza e sensibilidade fazem com que a vida, mesmo em seus momentos mais duros e tristes, seja mais bela.

A trilha de hoje veio do filme Elsa y Fred, claro. Ela, serelepe que só, curte a música enquanto dirigi pelas ruas de Madri. Se não viu o filme ainda… #ficaadica

Anúncios

From → Proseando

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: