Skip to content

O amor está no ar

14 de fevereiro de 2014

O amor está no ar e no Facebook. Por todo o feed, manifestações fofas em comemoração ao Valentine’s Day, como é conhecido o Dia dos Namorados na Europa e USA. Fiquei curiosa para saber a origem dessa tradição e pedi ajuda ao amigo Google.

Descobri que o bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. O bispo não deu bola para o imperador e continuou celebrando casamentos, até que um dia a prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte – 14 de fevereiro – também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade. Mistura de santo e profano, a gente vê por aqui.

O bacana é que, diferente do nosso Dia dos Namorados, que acontece em junho, às vésperas do dia de Santo Antônio (o frio inspira as noites românticas regadas a vinho e arrulhos), no dia de São Valentim celebra-se também o amor aos amigos e à família. Uma festa mais democrática, né não?

Amor é bom e todo mundo gosta. Quem tem, comemora, quem não tem (tipo eu) torce para que seu/sua Valentine chegue logo. Se esse Dia dos Namorados passou em branco, tem outro logo ali, em junho. ❤️

Anúncios

From → Proseando

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: