Skip to content

Da série os livros que amo: O Sal da Vida

5 de fevereiro de 2014

Livros são meus melhores amigos desde sempre. Até consigo me controlar em uma loja de roupa (bem, quase sempre), mas na livraria o estrago é certo. Adoro me perder nos corredores, correr os dedos pelos exemplares até encontrar algum tesouro. Aí, pareço criança com brinquedo novo, abraçada com o livro escolhido como que para protegê-lo de ataques inimigos.

Uma das minhas últimas aquisições foi um livro, de autora francesa, chamado “O Sal da Vida”. É um livro pequetucho, que virou best seller na França, daqueles lindos de doer.

O Le Monde definiu a obra como “um poema em prosa que celebra a vida e o simples fato de existir”, e não poderia ter acertado mais.

O fluxo de consciência da autora nasceu de uma reflexão sobre o tempo que roubamos de nós mesmos quando fazemos do trabalho a única razão de existir. Roubamos de nós mesmos momentos como os descritos no livro, pequenos e singelos que são, justamente, o tempero da vida. O sal, o açúcar, a pimenta, o cardamomo…enfim, tudo o que acrescenta sabor à nossa jornada.

Li de um fôlego só, e agora tenho o livro na cabeceira para aqueles dias em que preciso de ajuda para levantar o astral e lembrar (ou priorizar) as coisas boas em vez das potocas cotidianas. No final do livro, linhas em branco para você registrar aquilo que, para você, representa o sal da vida.

Para mim, hoje seria algo assim:

Ouvir a gargalhada cristalina de uma amiga celebrando a vida, bolo com cobertura de suspiro, sentir a brisa fresca no rosto e ver a lua que cresce no céu, cheiro de milho verde cozido, chamego do afilhado que faz o coração ficar pequeno para tanto amor, festa dos cachorros, banho cheiroso e pernas para o ar.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: