Skip to content

O tempo não passa, passamos nós

5 de janeiro de 2014

Os feriados passaram. Os dias de folga também. Amanhã é hora de voltar ao batente. Inevitável aquela sensação de “o tempo boa”.

Se a gente olhar com mais atenção, porém, vai perceber que o tempo passa como tem de passar. Dias, horas, minutos. A conta não muda. Um minuto continua tendo 60 segundos, esteja você na praia ou em uma reunião de trabalho. A diferença está em nós, na firma como nós percebemos o tempo. Na praia, estamos de pernas para o ar, literalmente. Sem agenda, sem compromissos a não ser curtir. Estamos relaxados e não ficamos de olho no relógio. Por isso, a sensação de que o tempo passa mais devagar enquanto se contempla o ir e vir das ondas, entre golinhos de caipirinha.

Já na reunião de trabalho, estamos atendendo a um entre tantos compromissos do dia. Tratando de um assunto e já anotando os “to dos” que se multiplicam como coelhos. Corpo lá, cabeça na próxima call, no vigésimo relatório que o chefe pediu, no deadline para entregar o projeto. O relógio não anda, corre como um queniano em dia de São Silvestre. Em um piscar de olhos, o dia acabou, e você pensa “nossa, não consegui fazer metade do que tinha planejado”.

Então é isso. O tempo não corre, corremos nós. De um lugar para outro, de uma tarefa para outra, de um dia para outro.

O tempo continua igual, desde sempre. As estações se repetem com um capricho ancestral. Primavera, verão, outono, inverno. Flores nascem, frutos são colhidos, folhas caem, orvalho congela. A ordem não se altera nem se confunde (a não ser que você more em Curitiba, porque aqui tudo se mistura e confunde um pouco).

Se a gente olhar bem, vai perceber e entender que, desde sempre, o mundo está aí, e já viu muitas gerações, e verá outras tantas depois que a nossa acabar. O tempo não passa, passamos nós.

Anúncios

From → Proseando

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: