Skip to content

Vida Miojo

24 de outubro de 2013

Zapeando dia desses, esbarrei em uma entrevista do Mário Cortella, um ser que eu admiro bastante. Gosto muito da forma simples como ele explica coisas complexas.

Uma das coisas que ele comentou foi sobre a “miojização” da vida, que nada mais é do que essa nossa pressa desenfreada que nos possui nos dias de hoje. Queremos tudo rápido, pronto em três minutos, assim como o Miojo. Queremos fazer tudo rápido: comer, rezar, ler, conversar, namorar. Tudo correndo, um atropelo maluco que nos faz escolher a missa das 10h porque essa é mais rapidinha. Como diz o Cortella, como se esse Deus para quem você reza fosse um trouxa que não percebesse esse truque sem vergonha.

Cá com meus botões, acho que ainda pior do que enganar a Deus (que deve rir do tamanho da nossa marmotice) é enganar a nós mesmos. Porque esse tempo que a gente acha que ganha fazendo tudo na base da rapidinha, na verdade é tempo perdido.

Ser multitasking pode soar chique e competente, mas é um perigo e tanto. Conversar com alguém enquanto digita, revisar um texto durante uma call, ler com a TV ligada para não perder a novela…a lista é grande, e se a gente olhar direito, vai ver que não faz bem feito nem uma coisa, nem outra. Devagar com o andor, porque o santo é de barro.

Não tenho nada contra o Miojo, bem pelo contrário. De vez em quando, é gostoso e resolve a vida. Mas ninguém vive (bem) só de Miojo, assim como ninguém vive (bem) uma vida inteira com pressa.

Esse post é um mea culpa bem grandão. Minha vida anda acelerada de mais…oh, wait, eu ando acelerada demais. Comer rápido, digitar rápido, andar rápido, tomar banho rápido, ler rápido, falar rápido. Tudo pensando em ganhar um tempo que, na verdade, já perdi.

Desacelerar e encontrar um ritmo mais equilibrado já desponta como um bom item para a lista de objetivos para 2014. Antes não vai dar tempo. Sabe como é, estou naquela correria.

Falando nisso, vou ficando por aqui, tenho de terminar rápido porque ainda quero ver um episódio da série que estou acompanhando. Desculpa a pressa. ☺️😋

From → Proseando

Deixe um comentário

Deixe um comentário

