Skip to content

Palavras, números ou imagens?

3 de outubro de 2013

Todo mundo tem seu software favorito. Nem vou falar daqueles mais complexos, que fazem até café e passam roupa. Vou me ater aos básicos Word, Excel e Power Point. Como sempre preferi palavras aos números e imagens, o meu favorito é o Word. Como sempre tive a execução com ponto forte, gosto dele para organizar as listas de ações necessárias para fazer acontecer. Como gosto de histórias, gosto dele para registrar depoimentos, lições aprendidas, boas práticas.

Nunca morri de amores pelos outros dois, mas aprendi a usá-los porque têm sua utilidade. No Power Point, você organiza as ideias e traça a estratégia e o plano. No Excel, abre o cronograma e calcula os custos. Os três juntos, usados com moderação, adiantam a vida e o trabalho de qualquer um. Como tudo na vida, o excesso é o problema.

Planilha com 5000 abas me dão arrepios. Power Points com 500 slides me dão preguiça. Words com 780 páginas me dão alergia. Documentos gigantes como esses sempre me passam uma ideia de complicação, de exagero. Planejar é preciso e indispensável, mas passar duas semanas fazendo uma apresentação linda visualmente, mas longa e pouco objetiva, é perda de tempo, tanto de quem fez quanto das vítimas que terão de ser submetidas à tortura.

Se a ideia/conteúdo/projeto é bom, não precisa de uma tese de doutorado para defender. Se tiver consistência, propósito, viabilidade, poucos slides/páginas/planilhas dão conta do recado. Você gastará menos tempo (seu e dos outros) para falar do assunto e terá mais tempo e energia para fazer acontecer do jeito certo, no tempo certo.

Seja qual for o seu software preferido, menos é mais. Quando a compulsão de preparar arquivos infinitos e cheios de fogos de artifício aparecer, resista! Faça um favor a si mesmo e aos outros e vá direto ao ponto. Não estou dizendo que seus arquivos devem ser pobres, que fique claro. Mas assim como prudência e canja, um pouco de foco nunca fez mal a ninguém.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: