Skip to content

3 livros para viajar sem sair do sofá

6 de julho de 2013

Destino: Roma
Livro: Comer, Rezar, Amar, Elizabeth Gilbert

Quando li esse livro pela primeira vez, me identifiquei logo nas primeiras páginas, porque meu casamento estava no final e eu entendia direitinho o que a Liz Gilbert sentia. Quando ela escolheu Roma (que eu sempre sonhara conhecer) como a primeira escala de sua viagem em busca de si, parecia que o livro tinha sido escrito para mim. Sentia aquela mesma fome de viver e de se deliciar com a vida, e a cidade eterna parecia o lugar perfeito para isso. Literalmente devorei o livro e todas as descrições das orgias gastronômicas que ela fez por lá. Levou uns dois anos para eu escrever meu capitulo Comer em Roma, e foi uma das melhores experiências da minha vida. Ter encontrado a sorveteria da Liz (Il Gelato di San Crispino), a cereja do bolo.

O livro também passa pela Índia (Rezar) e por Bali (Amar). Já reli o livro uma vez, e entendi como a Liz se sentiu ao “processar” sua história enquanto rezava. O livro continua na estante, e da próxima vez que eu resolver lê-lo, quero me identificar com a terceira escala de Liz. Não necessariamente com o lugar, mas definitivamente com o sentimento.

P.s.: o filme também é uma viagem deliciosa!

Destino: Veneza
Livro: Mil Dias em Veneza, Marlena de Blasi

Para começar, é uma história real de uma chef americana que se apaixona por um italiano e se muda com ele para Veneza. É, também, uma história de amor dela com o estilo de viver dos italianos. E tem um dos começos mais gostosos de ler que já encontrei, com a descrição da chegada dela à cidade e a declaração de amor que ele faz dizendo que se apaixonou por ela não à primeira vista, mas à meia vista, porque quando a viu à primeira vez, ela estava de perfil.

Se você ainda precisa de mais motivos para ler o livro, tem. As descrições que ela faz da cidade são tão vividas e cheias de detalhes que você se sente passeando nas ruas labirínticas e se perdendo em meio ao colorido do Mercado Rialto. Quando estive em Veneza e encontrei o mercado, meio que por acaso, eu me senti praticamente em casa. De quebra, ela ainda divide com os leitores as receitas das delícias que prepara por lá. Uma leitura suculenta.

Se gostar do estilo e quiser continuar viajando, são dela também Mil dias na Toscana e A doce vida na Úmbria. Sim, ela e o amado italiano foram explorar outros paraísos italianos e ela conta tudo com a mesma riqueza de detalhes e o tom de conversa. Eu amei todos.

Destino: Florença
Livro: Inferno, Dan Brown

O livro se mantém fiel ao estilo do autor: tema polêmico, trama vertiginosa onde os fatos vão sendo revelados e resolvidos no período de 24 horas. Uma boa opção de leitura para relaxar, descompromissada, difícil de largar antes de terminar.

Mas o melhor de tudo, para mim, é o cenário escolhido para o desenrolar da trama. Em Código da Vinci, teve Londres e Paris. Em Anjos e Demônios, teve Roma e o Vaticano. Agora, é a vez de Florença! O livro é um verdadeiro passeio pela cidade, com muitos e fiéis detalhes. Me transportei novamente para a Ponte Vecchio, a Piazza della Signoria, o Palazzo Vecchio, o Duomo, o Batistério. Um perigo para quem anda com síndrome de abstinência de viagens, como eu. Como cereja do bolo, os personagens deixam Florença para buscar pistas em Veneza, fazendo a mesma viagem de trem que eu fiz nas últimas férias, vendo a mesma vista impactante que eu vi quando cheguei. De novo, a descrição da Piazza e da Basílica de São Marcos me fizeram viajar de novo. Não satisfeito, Brown ainda fez uma escala em Istambul, me fazendo desejar ir correndo para lá para conhecer Hagia Sophia.

Bom, agora que já leu o post, corra Lola corra. Para a livraria ou para o aeroporto, o que for possível. Viajar é preciso.

From → Proseando

Deixe um comentário

Deixe um comentário

