Skip to content

De mulher para mulher

3 de março de 2013

Como todo sábado, cá estou eu batendo ponto no salão de beleza. Já fiz sobrancelha, ainda falta fazer pé e mão. Não gosto dessa rotina (ainda mais em um sábado lindo de sol como esse), mas gosto do resultado, então aqui estou. Adoraria que existisse uma máquina “tipo” Jetsons, na qual a gente entrasse e saísse, minutos depois, com tudo prontinho, lindas e poderosas. Enquanto isso não acontece, seguimos investindo tempo e dinheiro para nos sentirmos belas.

Ser mulher é bom, mas não é fácil. Nem vou falar dos tantos leões que a gente tem de matar todo o dia, no trabalho e em casa. Vou focar apenas nesse amor que temos pelos rituais de beleza. Vejamos: cabelo, depilação, mão e pé fazem parte do “kit básico”, e têm de estar em ordem sempre. Procedimentos complementares variam de acordo com o gosto/bolso/necessidade da diva em questão.

Em casa, arsenal completo, ou melhor, eternamente incompleto, pela constante necessidade que temos de mais um batonzinho, um rímel, um creme etc. Até que não sou das mais vaidosas, mas não abro mão de sabonetes e cremes bem cheirosos, para sair do banho macia e perfumada. Depois de um dia “daqueles”, isso faz toda a diferença. Para o rosto, cremes para manhã e noite, esfoliante, demaquilante, um creme para a área dos olhos e só. Como meu cabelo colabora comigo, uso apenas shampoo. O duro hoje em dia é encontrar meu singelo shampoo para cabelos oleosos em prateleiras com versões para cabelo com tintura, cacheado, rebelde, deprimido, com síndrome do pânico…

No capítulo maquiagem, sou básica, mas gosto de bons produtos e acho a Sephora uma filial do paraíso. Acho uma delícia abrir a necessaire e ver aquelas embalagens lindas com seus conteúdos mágicos. Um bom blush e um bom rímel fazem milagres em um rosto cansado. Não sou escrava de marcas, mas amo a Bourjois e me apaixonei recentemente pela Kiko, uma marca italiana com produtos fantásticos por um precinho óh, bem pequenino.

Perfumes e esmaltes são meus pontos fracos, porque acho que são jeitos fáceis de mudar o astral, são alquimias femininas. De tempos em tempos me apaixono por uma nova cor ou fragrância, às quais sou fiel até que surja uma nova paixão. Atualmente, meu cheirinho favorito é uma água de cheiro cítrica, bem fresquinha, da L’occitane, e o esmalte da vez é o novo Coral, da Coloroma. Até quando, não se sabe.

Com tantos elementos para combinar, é natural que a gente leve um “tempinho” para ficar pronta. Meninos, tenham paciência, porque parte desse ritual é para vocês. Sim, parte. Tem uma parte que é para nós mesmas (precisamos nos sentir divas para enfrentar o mundo), e parte é para as outras mulheres, que serão capazes de perceber que o esmalte que estamos usando é cor melancia, e não vermelho, e que a terceira camada de rímel faz toda a diferença na hora de levantar o olhar. 🙂

Apesar de amarmos esses rituais para poder sair por aí em cima do salto, me atrevo a dizer que mesmo a diva mais diva do mundo passa por dias nos quais tudo o que quer é ficar em casa, de pijama e cara limpa, comendo chocolate e vendo filme romântico, descansando “as armas” na nécessaire. Para defender a minha tese, vou usar um texto da Martha Medeiros:

“Bonitas mesmo somos quando ninguém está nos vendo, atirada no sofá, com uma calça de ficar em casa, uma blusa faltando um botão, as pernas enroscadas uma na outra, o cabelo caindo de qualquer jeito pelo ombro, nenhuma preocupação se o batom resistiu ou não à longa passagem do dia. Um livro nas mãos, o olhar perdido dentro de tantas palavras, um ar de descoberta no rosto, linda.”

A trilha de hoje é country. Acho a Shania Twain achou um jeito divertido de falar do universo feminino. Man, I feel like a woman…

From → Proseando

One Comment
  1. Realmente somos complicadas e perfeitinhas rsrsr!!

Deixe um comentário

