Skip to content

Todos os meus caminhos levam a Roma

28 de janeiro de 2013

Cena 1: o vôo chegou tarde da noite, e o taxista italiano fazia as vezes de guia turístico. Desse lado, você pode ver isso, logo ali, fica aquilo. E, aqui, fica a maior atração da cidade. De repente, como se surgisse do solo, ele apareceu, magnífico: o Coliseu! Naquele momento, a ficha caiu. Eu estava mesmo em Roma!

coliseu

Cena 2: noite quente, daquelas perfeitas para um jantar gostoso em uma mesa ao ar livre. Massas deliciosas, muitas risadas, vinho branco bem gelado, limoncello para fechar com chave de ouro. A sobremesa (gelato, claro!) foi saboreada nos degraus da Fontana di Trevi.

fontana

Cena 3: chovia muito, e os guarda-chuvas e capas tiveram de ser incorporados ao figurino dos turistas. As ruelas continuavam alaranjadas. A água da chuva, ao entrar pelo teto do Pantheon, se transformava em garoa fina ao chegar ao chão. Eu não via a hora de jogar a moedinha na Fontana di Trevi, para continuar voltando. Era a minha terceira vez na cidade eterna.

ruas roma

* as fotos são todas da viagem de onde saiu a cena 3, mas achei que ilustravam bem as outras cenas.

Sempre tive uma paixão inexplicável por Roma. Perdi a conta do número de livros que li sobre a época dos césares. As aventuras de Júlio César, Marco Antônio e Augusto, entre outros, sempre me fascinaram. Devo ter assistido Gladiador mais de 20 vezes, sei quase todas as falas de cor. Quando li “Comer, Rezar, Amar”, senti uma vontade imensa de fugir para Roma para curar a minha tristeza com macarronada e vinho. Se bem que a minha versão dessa história poderia muito bem se resolver toda em Roma. A parte do Comer dispensa explicações (mangia che te fa bene!). Passemos ao Rezar. Calhou de eu ser católica, o Vaticano está logo ali, dá até para pedir uma forcinha ao Papa. O Amar também me parece autoexplicativo. Roma respira e inspira paixão. É uma cidade apaixonada e apaixonante. E os italianos…mamma mia, como se escreve suspiros em italiano mesmo?

Se existem vidas passadas, uma das minhas eu passei na Roma antiga, pode apostar. Se não, como explicar esse sentimento de “volta ao lar” cada vez que piso naquele lugar? Não é descobrir, é redescobrir. Se brincar, tive um affair com o Marco Antônio (Cleópatra eu acho que não fui, porque tenho horror a cobras. Ou será que o medo veio daí?).

Cada uma das três visitas foi única, assim como serão as outras (muitas) vezes que passearei pelas ruelas alaranjadas que tanto amo. Sim, vou voltar sempre que puder. Roma é para ser saboreada com tempo, sem pressa. La dolce vita em estado puro.  A primeira viagem estava escrita nas estrelas, com uma pequena escala antes. Foram sete dias para poder realizar o sonho de uma vida. Alguns meses depois, encasquetei de passar um feriado em Paris (culpa do Woody Allen), e a vida colocou a cereja romana no bolo. Nas últimas férias, um roteiro dos sonhos pela Toscana, começando (claro!) por Roma. Em comum nas três viagens, a boa companhia. Muito bom ter gente bacana para dividir o encantamento que essa cidade causa. Da primeira vez, tirei fotos feito uma desesperada. Das outras vezes, pude olhar e sentir com mais calma, mas sem nunca esgotar o deslumbramento. Isso, nem com 20 viagens e umas cinco vidas. Fazer o quê, vou ter de continuar voltando.

Uma paixão assim, ancestral, não cabe em um único post. Então, decidi que vou escrever essa saga em capítulos. Um para falar dos meus lugares favoritos, e outro sobre a minha versão do “Comer”. Liz Gilbert que se cuide.

A música de hoje não é italiana, mas veio da trilha do filme Comer, Rezar, Amar. Acho que Eddie Vedder combina com Roma. Attraversiamo!?

From → Viajando

4 Comentários
  1. Laura permalink

    Eddie vedder esta para Laura assim como jon bon jovi esta para Zeila. Amei! Muitos suspiros!

  2. Inara permalink

    Adivinha qual vai ser o tema da decoração do quarto da minha mae? Rome, babe! Terá até uma lambreta pro meu pai!

Deixe um comentário

